quinta-feira, 27 de junho de 2013

Manifestações Populares - Brasil - Junho de 2013





O Brasil tem uma história secular de passividade sempre presente, que assistia, "conformado", a situações que afrontariam a muitos outros países: corrupção às claras, falta de investimentos em serviços básicos, aumento da violência urbana, aumento das favelas a cada ano, baixos salários da maior parte de sua população, enfim, a lista é imensa.
Então, há um ano que antecede a Copa do Mundo de Futebol, com a estreia dos jogos das Confederações, a sociedade brasileira tirou o foco somente das partidas de futebol, passando a visualizar outros setores sociais.
Assim, "quando se espalhou em São Paulo um protesto contra o aumento de 20 centavos na passagem de ônibus, todo o mundo sentiu que a coisa era bem maior", diz uma reportagem da VEJA, do dia 26 de junho de 2013. "Tão maior, mais inebriante, mas assustadora e mais apaixonante, que em uma semana, multidões bem acima de 1 milhão de pessoas jorraram Brasil afora numa noite histórica. Todos os parâmetros comparativos anteriores, como Diretas Já e Fora Collor, empalideceram diante do abismo aberto entre os representantes dos poderes, de um lado, e o poder dos que se sentem mal representados, de outro." (VEJA, edição 2327).

O QUE O POVO QUER?

Mais respeito, mais dignidade enquanto cidadãos, certamente! Pelos cartazes espalhados nas ruas se percebe claramente que a população quer mudanças urgentes! Precisamos manter o foco nisto! Temos que ir às ruas? Sim, é importante! e façamos isto com muita paz, muita honra! Qualquer partido político, qualquer governante, fica acuado diante da passividade da população, passividade esta com objetivos definidos e firmes.




Nenhum comentário: