quinta-feira, 11 de abril de 2013

Matéria do jornal Opinião - edição de 11 e 12 abril de 2013

A matéria


A LITERATURA REGIONAL EM CONTEXTO ESCOLAR
A Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jonathas Pontes Athias vem desenvolvendo um projeto intitulado “A Literatura Regional em Contexto Escolar” desde o ano de 2012, colocando em foco as obras de autores regionais, sobretudo, marabaenses. Numa primeira etapa, o referido projeto constou em levar ao conhecimento do alunado a existência da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará: os educandos, sob a orientação dos professores Markinhos Leal e Elton Jean Peixoto, naquela ocasião, foram incentivados a realizar pesquisa acerca da biografia dos acadêmicos, inclusive, durante a Semana Cultural da escola (10 a 14/12/2012) foi realizada uma homenagem a estes escritores, com banners, leitura de textos dos livros destes autores, enfim, foi um momento de “encontro” entre os alunos e os membros da ALSSP, estiveram presentes na cerimônia de homenagem da semana cultural: Noé Von Atzingen, Airton Sousa, Eduardo Castro e Markinhos Leal.

O projeto em 2013
No ano de 2013, o projeto conta com uma significativa parceria do acadêmico de Letras, professor Reginaldo Santiago, o qual, juntamente com a professora de Língua Portuguesa e Literatura, Eliene Neres e a coordenadora pedagógica da escola, Sandra Brandão, deu uma nova “roupagem” à proposta inicial. Assim, foram realizadas duas oficinas pedagógicas: uma com educadores, objetivando sensibilizá-los para a necessidade de inserção da literatura regional no currículo, como forma de valorização da cultura local; a segunda oficina, para os alunos, teve a seguinte sistematização: música regional (voz e violão com Markinhos Leal), dinâmica de “despertamento” do interesse em ler a obra a partir de seu título e sua capa (exposição das capas dos livros em painel, os alunos tiveram que escrever em fichas suas impressões acerca do que estavam visualizando), dramatizações das lendas marabaenses, apresentações de vídeos.
O “Grande Encontro”
No dia 05 de abril de 2013, a escola organizou um encontro literário na Biblioteca Pública Municipal, Praça São Félix, no período da manhã. Estavam presentes: alunos da escola, educadores  e equipe gestora, recepcionando os escritores convidados: Abílio Pacheco, Airton Souza, Vânia Ribeiro de Andrade, Francisca Cerqueira, Markinhos Leal. Foi um momento de encantamento, música de boa qualidade, conversa informal, lançamento de livros (Ao marulhar do Tocantins e “em despropósito” (mixórdia),  de Abílio Pacheco). Os alunos ficaram maravilhados de estarem tendo uma oportunidade ímpar em suas vidas, os mesmos recitaram poemas dos autores presentes e também de outros que não puderam comparecer. Houve também um delicioso Coffee Break. O resultado foi muito positivo, surtiu o feito desejado pela equipe coordenadora do projeto: despertou, de fato, o interesse dos educandos em conhecer as obras literárias.


Continuidade do Projeto
Daremos continuidade ao projeto, nesta fase atual, os alunos lerão algumas obras e sistematizarão os conhecimentos adquiridos num Sarau, a ser realizado em junho de 2013 na própria escola, contando com a presença dos acadêmicos da ALSSP.
Resultados Já Observados
Os alunos estão muito empolgados em ler os livros;
A escola adquiriu um acervo bibliográfico regional;
Os educadores estão motivados em desenvolver o projeto.

Equipe coordenadora do projeto:
Eliene Neres
Reginaldo Santiago
Sandra Brandão

Colaboradores:
Antonia Lima
Valdir Araújo


Nenhum comentário: