quarta-feira, 27 de março de 2013

Oficina Pedagógica "Letramento Literário" - com alunos

Realizamos nesta quarta-feira (27/03/2013) na Escola JPA mais uma etapa do projeto de inserção da literatura regional no contexto escolar. A oficina pedagógica voltada para o alunado teve início às 19:00 horas. Preparamos o local com alguns painéis: sobre Marabá e seus cem anos de história; sobre as obras de autores regionais e locais (escaneamos as capas dos livros dos autores e fizemos uma exposição); homenageamos nosso professor Marcos Antonio Leal (professor de história, músico e membro da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará).
Fizemos a abertura com o vídeo da cantora Ana Carolina que aborda a questão da corrupção no Brasil, corrupção esta que gera a violência. Logo após, o professor Markinhos cantou uma música abordando a necessidade de haver tolerância entre as pessoas do planeta inteiro. Na sequência, os professores Reginaldo, Eliene e Antonia fizeram uma breve explanação sobre a literatura e sua importância social. As capas dos livros serviram para que os alunos fizessem uma dinâmica bem interessante, que nos surpreendeu pelo resultado, pois os estudantes tinham que visualizar as capas das obras e criar um pequeno texto em uma ficha, expondo suas impressões sobre o livro e o que imaginava retratar a história do mesmo. O resultado foi muito bom, os alunos usaram da imaginação e voaram alto nas ideias. Outra dinâmica que utilizamos, foram as lendas locais: Boiuna, Pe de Garrafa, Porca de Bobes e Mulher de Branco. Entregamos o resumo das lendas aos grupos e estes criaram num curto espaço de tempo uma encenação sobre as mesmas, cada grupo ficou de dramatizar uma lenda. Foi um show! os grupos produziram muito bem e em pouquíssimo tempo! isto mostra como a capacidade de produção dos alunos é gigantesca! Ao final, passamos um vídeo "Resgate seus valores, pense o que é on e o que é off de verdade". Tivemos um merecido lanche para completar a noite ao som da voz e do violão de Markos Leal. Evento muito bacana! Valeu galera! até a próxima!
Obrigada a todos que participaram e colaboraram! abraços!

Texto: Só de sacanagem (Ana Carolina)

Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar?
Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais.
Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
Meu coração tá no escuro.
A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam:
" - Não roubarás!"
" - Devolva o lápis do coleguinha!"
" - Esse apontador não é seu, minha filha!"
Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas-corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar, e sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará.
Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda eu vou ficar. Só de sacanagem!
Dirão:
" - Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba."
E eu vou dizer:
"- Não importa! Será esse o meu carnaval. Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."
Dirão:
" - É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal".
E eu direi:
" - Não admito! Minha esperança é imortal!"
E eu repito, ouviram?
IMORTAL!!!
Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final.











Nenhum comentário: