quinta-feira, 21 de março de 2013

LITERATURA REGIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Tema: Letramento Literário

Apresentação



A literatura produzida no Município de Marabá possui consistência e qualidade que poucos outros municípios do Estado do Pará possuem. A prova dessa realidade são os prêmios e conquistas alcançados por nossos escritores como Ademir Braz (Medalha de Ouro no III Concurso Nacional de Poesias, da Editora Brasília (DF), Eduardo Castro (membro fundador da Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense), NoévonAtzingen(membro da Academia Paulistana de História, da NationalGeograficSociety, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e que tem 41 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais), Abílio Pacheco (Mestrado em LetrasUFPA e que aos 17 anos obteve o primeiro destaque em certames literários com o poema “Elegia de Maria), Airton Souza (participante de mais de 45 antologias literárias e que possui poemas publicados em Portugal. Membro da ALSSP - Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense)
. Esses e muitos outros grandes escritores locais e suas produções literárias ainda não fazem parte de nossa realidade escola. Assim, o universo literário marabanse, que é grandioso, não faz parte do universo escola de nosso município. Essa é a realidade que precisamos equalizar para que tenhamos a junção desses universos conspirando para um formação mais crítica de nossos alunos nas escolas de nossa cidade.
Pensando sob esta ótica, a equipe pedagógica e docente da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jonathas Pontes Athias, vem desenvolvendo um trabalho voltado para o conhecimento por parte da comunidade escolar acerca da produção literária de nossa região. No ano de 2012, quando surgiu esta vontade e interesse dos alunos, a partir de uma sugestão inicial do professor de história Marcos Antonio Leal Alves (o qual é membro da ALSSP), para que a literatura regional fosse mais valorizada, mais presente no cotidiano das escolas, enfim, do cotidiano das pessoas, houve uma intensa produção de pesquisa, de arte, de cultura, externalizados durante a Semana Cultural da Escola JPA, no período de 10 a 14 de dezembro.
Em 2013, a equipe técnica e gestora da E.E.E.M.P.J.P.A. resolveu por bem, inserir na grade curricular a disciplina de Literatura nas 2ªs séries do Ensino Médio, como parte diversificada da matriz curricular. Esta iniciativa vem dar um salto qualitativo e quantitativo no que concerne às expectativas de rendimento e freqüência do aluno às aulas, uma vez que permite abrir um leque de possibilidades de atividades artísticas e culturais, tendo como base a Literatura.
Assim, numa parceria com o acadêmico Reginaldo Santiago (Letras/UFPA), juntamos forças e disposição para trilhar um pouco mais nestes caminhos de aventura e magia dos textos literários, desenvolvendo um ousado projeto de Letramento Literário, buscando abarcar toda a comunidade escolar, desde alunos, professores, equipe técnica, familiares de alunos, enfim, todos que queiram partilhar deste universo rico e maravilhoso que é a leitura.

- Objetivos

Geral:

·    Levar a produção literária do município para dentro da realidade educacional da Escola Municipal e Estadual Professor Jonathas Pontes Athias.
Específicos:
·      Seleção e aquisição de obras dos escritores do município de Marabá para composição do acervo bibliotecário da escola;
·         Criar a seção de literatura marabaense dentro da biblioteca da escola;
·  Inserir aulas e atividades de literatura com obras e autores locais no conteúdo programático da escola;
·         Realizar programações conjuntas entre autores locais e comunidade escola;
·         Divulgar a literatura local junto à comunidade escolar;
· Utilizar a literatura local para formação de cidadãos conhecedores e críticos da realidade municipal.
·         Criar um vídeo-arquivo dos escritores em visita à escola.


Cronograma do Projeto


Oficina para os Professores
1ª Oficina Pedagógica sobre letramento e a importância da Literatura Local com Educadores.
Data do evento: 20/03/2013
Local: escola Jonathas
Oficina para os alunos
2ª Oficina sobre Letramento com os alunos (autores e obras).
Data do evento: 28/03/2013
Local: escola Jonathas
Encontro Literário
Encontro literário com escritores da Academia de Letras do Sul e Sudeste dom Pará.
Data do evento: 05/04/2013 – 09 da manhã às 12 h.
Local: Biblioteca Municipal.
Introdução das obras literárias na grade curricular da escola.
Leitura das obras pelos alunos do 2ºs anos do ensino médio.
Data: meses de abril e maio/2013.
Local: Salas de aulas, biblioteca, escola.
Sarau Literário
Sarau Literário a partir da leitura das obras dos autores regionais lidas.
Data: Junho de 2013.
Local: Escola Jonathas

Nenhum comentário: