quarta-feira, 31 de outubro de 2012

VISITA DOS ALUNOS À CASA DA CULTURA DE MARABÁ

PROJETO: A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NO ENSINO DE LINGUAGENS, CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Música: som, melodia, harmonia
Sabemos que na Grécia classica, o ensino da música era obrigatório e há indícios de que já havia orquestras que se apresentavam para as famílias nobres.
Quando pesquisado, diversas definições para a palavra música são encontradas, porém, de modo geral, é considerada ciência e também arte, na medida que as relações entre os elementos musicais são relações matemáticas e físicas, a arte se manifesta pela escolha dos arranjos e combinações. A música para alguns estudiosos do assunto, é conceituada como "combinação harmoniosa e expressiva de sons e como a arte de se exprimir por meio de sons seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização, etc".
Gainza (1988) ressalta que "A música e o som, enquanto energia, estimula o movimento interno e externo do homem, impulsionando-o a ação e promovem nele uma multiplicidade de condutas de diferentes graus e qualidades".
A música é composta basicamente por: 
SOM: vibrações audíveis rgulares de corpos elásticos que se repetem com a mesma velocidade como as do pêndulo de um relógio. Sendo que as vibrações irregulares são chamadas ruídos.
MELODIA: sucessão rítmica e bem ordenada de sons.
HARMONIA: combinação simultânea e harmoniosa de sons.

Na visita à Fundação Casa da Cultura de Marabá - Escola de Música (um dos momentos do projeto) - a professora Júlia Lino explanou aos alunos presentes sobre estes assuntos pertinentes à musica, nos mostrou os instrumentos existentes alí, as salas de aula, nos apresentou aos demais professores da equipe que compõem a referida escola.
Entendemos ser de extrema importância para a cultura local este trabalho desenvolvido por Júlia e pelos demais profissionais da Casa da Cultura, uma vez que, com muitas dficuldades, desempenham com determinação e garra  tal labor. 
As inscrições para novos alunos abrem na segunda quinzena do mês de janeiro de 2013, fiquem atentos, pois é um aprendizado contínuo, de anos, mas que vale muito, muito à pena!

Professor Markinhos (história, professor articulador do Projeto Jovem de Futuro), profª. Julia da Escola de Música e alunos do JPA Médio
Orquidário - belíssimo!
Professor Markinhos dá uma pausa para o lanche


Agradecemos ao pessoal da Escola de Música da Cultura pela forma carinhosa com que nos receberam! especialmente às professoras Júlia, Rosilan, Nilcelene e ao regente Lameque. Abraços!

Professora Júlia Lino (pioneira da Escola de Música da Casa da Cultura)






Um comentário:

Luthier Chauchuty disse...

saudades da Professora Julia,um abraço da Jeanine e do Adilson,onde plantamos a pequena semente das aulas de violino.